TURISMO RURAL - DEGUSTAÇÃO

Fazenda Mico-Leão Dourado
Fazenda situada no estado do Rio de Janeiro, município de Silva Jardim, distrito de Gaviões medindo 105 hectares.
É cercada por Mata Atlântica nativa, tendo ela mesma cerca de 35% de sua área em mata primária ou secundária, sendo um banco vivo de germoplasma da fauna e flora da região, inclusive com algumas famílias de mico-leão dourado já cadastradas pela Reserva de Poço das Antas. 
        
Cerca de 30% de sua extensão é ocupada por pastagens, dividida em piquetes e rodeada por plantio de capim de corte e cana-de-açúcar, que complementam a alimentação dos animais existentes.Possui permanentemente cerca de 50 bovinos em engorda e 10 eqüinos para trabalho e passeio.
Outros 27% de extensão são ocupados por agricultura, destacando-se o plantio de 20 mil pés de palmito de pupunha, primeira etapa de um projeto que pretende atingir 50 mil pés. Há sempre o plantio de alguma agricultura branca (feijão, aipim e inhame), adubada com húmus de minhoca fornecida por um minhocário localizado no centro do cultivo.
Os cuidados e o manejo da agricultura, a adubação orgânica e a não utilização de agrotóxicos permitiram a certificação, sem restrições, da fazenda junto à ABIO - Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro.
A Fazenda Mico-Leão Dourado tem potencial instalado para exploração do turismo em diversas modalidades. Agroturismo, em torno do palmito de pupunha, mostrando a plantação, o beneficiamento e a degustação do produto. Turismo Rural clássico, com curral, gado e cavalos para passeio e Ecoturismo, com mais de 35 hectares de Mata Atlântica, inúmeras trilhas com diferentes graus de dificuldade e banho nas águas cristalinas do rio Águas Claras.
Outro produto oferecido pela fazenda é um Curso de Sobrevivência na selva, ministrado por instrutores especializados, egressos do Corpo de Fuzileiros Navais, com uma vertente turística, preparando e estimulando o aluno para vencer seus limites, uma vertente profissional e outra como ferramenta de recursos humanos em treinamentos experienciais ao ar livre.


Agroturismo

Desde janeiro de 2000, a TurisRio vem trabalhando no sentido de desenvolver pólos de agroturismo no Rio de Janeiro. Um dos produtos agrícolas escolhidos, com força suficiente para reunir à sua volta atividade comercial, industrial, ecológica e turística foi o PALMITO DE PUPUNHA.
A Fazenda Mico-Leão Dourado é uma das pioneiras no município de Silva Jardim a desenvolver esta agricultura, possuindo extensa área de plantio.              
Por possuir o pré-requisito básico, a pupunha, e por estar a plantação rodeada por Mata Atlântica, iniciamos trabalho de desenvolvimento da infra-estrutura para o turismo, reavivando antiga estrada de acesso à plantação, permitindo passeios de visitação a pé, cavalo, bicicleta ou jeep e construímos uma "sala de aula" ao ar livre, vizinha às palmeiras, onde é feita uma exposição sobre o plantio, tratos culturais e importância ecológica da agricultura do palmito. Existe ainda a Casa da Pupunha, local onde o produto in natura é beneficiado e recebe a marca Águas Claras, sendo vendido para restaurantes renomados e lojas especiais
Podemos destacar, como um diferencial, o almoço oferecido na fazenda. Sob um alpendre, em três grandes mesas comportando 36 pessoas, com decoração rústica, é servido um "churrasco de palmito" acompanhado de molhos variados.

Turismo Rural

A Fazenda Mico-Leão Dourado permite o turismo rural clássico em sua forma plena.
Seus pastos, que ocupam cerca de 30% da área total, têm a presença permanente de bovinos em engorda e um moderno curral, situado no centro da pastaria, que facilita a lida com o gado. Nele são demonstradas atividades regulares como a pesagem, vacinação ou vermifugação.
Para os aficcionados, a Fazenda oferece passeios a cavalo em animais puro-sangue da raça mangalarga marchador cujas principais características são o passo macio e a docilidade.
Na agricultura, existe sempre o plantio de alguma cultura chamada branca, como o feijão, milho, aipim, inhame, etc, adubadas com húmus de minhoca fornecido por minhocário próprio. O grande destaque é a plantação do palmito de pupunha com cerca de 20 mil pés.
O uso correto do solo e da água, a produção de uma agricultura orgânica e sem agrotóxicos, fornecendo alimentos de primeira qualidade, credenciaram a fazenda junto à Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro - ABIO.