AGÊNCIA CAPIVARI ECOTOUR - TURISMO RECEPTIVO

Ecoturismo e Turismo Rural
Agente Receptivo

Palavras Iniciais

Numa percepção óbvia e clara do perfil geográfico de nosso município identificamos facilmente seu destino turístico. ECOTURISMO e TURISMO RURAL, ambos em rota ascendente no Brasil. O Turismo Ecológico vem recebendo investimento e incentivo por parte do governo federal e de empresas “politicamente corretas”.
É momento perfeito para o desenvolvimento desta ferramenta de âmbito profissional e social que, ao mesmo tempo, promove oportunidades de emprego, não só no turismo mas em todo o seguimento comercial, e também torna o município mais conhecido na região e no pais.
Este projeto tem sua origem no desenvolvimento do Curso de Turismo e Hospitalidade do Projovem Trabalhador nas turmas de Boqueirão/Lucilândia e Aldeia Velha.
A idéia surgiu com objetivo de abrir mercado de trabalho para os jovens inscritos no curso que atingissem bom aproveitamento e apresentassem vontade clara de envolver-se na nova carreira.
O que começou com como uma idéia do Instrutor desenvolveu-se para objetivo da turma que se empenhou nas atividades de pesquisa para elaboração deste Projeto.
Desde a identificação dos possíveis locais com potencial turístico até o levantamento da história e características dos mesmos. Foi um trabalho duro em que precisou ser feito investimentos de ordem pessoal, não só de tempo e talento, mas de recursos financeiros próprios por parte dos alunos e do instrutor.
Como concluímos, um investimento em nosso futuro, porém, neste tempo é necessário muito mais. Falamos da constituição de uma empresa (de início uma “Cooperada”) devidamente estruturada que possa resistir às analises por parte das agências que representarão nosso produto no Rio de Janeiro e outras frentes. Detalhes serão fornecidos ao longo desta explanação.
Os convido a conhecerem CAPIVARI ECOTOUR – O Seu Agente de Turismo (Receptivo).


O que é Turismo Receptivo
Toda região de potencial turístico elevado, como Silva Jardim, precisa de Agências cujo pessoal bem treinado esteja apto a receber, acomodar e auxiliar os turistas que chegam. As Agências que vendem nossos pacotes e nos representam necessitam da certeza de que seus clientes, duramente conquistados, sejam adequadamente atendidos. Tais clientes fazem parte de seu patrimônio.
Não basta convidar os turistas oferecendo hospedagem e atrativos naturais, que são fartos em nossa região, mas atende-los em todas as suas necessidades. Elaborar programas de acordo com o perfil de cada um, cuidar do traslado, fazer check-in e check-out, cuidar de seu deslocamento do local de hospedagem aos atrativos escolhidos e eventos que venham a participar.
Na verdade, trata-se de uma gama de serviços especializados que visa agradar o turista a ponto de trazê-lo de volta e contar com seu testemunho aos amigos do quanto foram bem tratados neste belo local, afinal a frase que acompanha a logo de nosso município é significativa: “É muito bom viver aqui”. E queremos que nosso visitante proclame entre os seus que: “É bom visitar Silva Jardim”.

A Empresa
Para alcançar os objetivos propostos é necessária a criação de uma empresa (micro empresa) a fim de representar e responder jurídica e comercialmente pelos serviços oferecidos e administrados.
Tal empreendimento demanda um investimento inicial de aproximadamente R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para cobrir custos de criação e instalação. Além destas despesas há a de contratação de funcionários que são essenciais ao seu funcionamento básico, os demais atuarão, inicialmente, como comissionados.
Sua localização será em Silva Cunha (Boqueirão), local estratégico para receber os turistas e local de residência da maioria dos envolvidos.
Enquanto se trabalha no levantamento dos recursos necessários atuaremos como uma “cooperada” o que não nos credencia de forma legal junto aos órgãos de turismo (EMBRATUR, Ministério do Turismo, etc.). É uma iniciativa temporal e nada mais.

Estrutura
Inicialmente atuaremos em 4 frentes de ação: Escritório, Turismo, Eventos e Acessória.
Escritório: Atenderá a demanda estrutural dos três seguimentos complementares viabilizando sua execução e desenvolvimento. Tem por incumbência principal o atendimento a clientes, fornecedores, parceiros tornando operacional todas as atividades da Agência.
Turismo: Através do escritório cuidará da recepção dos turistas, da venda de pacotes e serviços e do acompanhamento das atividades inerentes ao turismo. Através da atividade de campo cuidará e supervisionará o trato para com os turistas nas suas mais variadas atividades e do contato com pousadas e atrativos locais para a criação de novos pacotes e serviços e do contato com nossos representantes fora da região.

Eventos
Este seguimento tem por objetivo organizar e gerir eventos da própria empresa bem como de clientes que venham contratar nossos serviços. Inicialmente atuaremos com eventos de pequeno e médio porte nas áreas culturais, religiosas e esportivas buscando sempre o aumento do fluxo de turistas e visitantes na região, de forma ordenada e ecologicamente correta.

Assessoria
Concentrada, principalmente, na atividade de levantamento e recuperação de informações históricas dos pontos turísticos da região executando pesquisas que serão expressas em documentos escritos e gravados em áudio e vídeo, nos mais variados seguimentos da região. Exemplo: Contando a Nossa História – Vídeo sobre a história de Aldeia Velha com entrevistas de familiares dos que fizeram a história do lugar e daqueles que estão fazendo essa história.
Já há desafios para contar a história de outros lugares e acontecimentos de nosso município.

Equipe:
Coordenação e Gerência: Itararé Maravalha
Escritório: Raquel Dias, Mercelli Correia, Alessandr Belmiro
Turismo: Itararé Maravalha e outros
Eventos: Josieli Costa, Paula Bins, Joelma Nascimento
Assessoria: Thailize Manso, Aline Jesus, Thalis Stefano

Escritório: Telefone fixo, dois computadores, celular, impressora multifuncional, fax, três mesas, três cadeiras giratórias, seis cadeiras simples, um armário de escritório, uma estante, um armário de copa, uma cafeteira, um bebedouro água gelada e material de escritório padrão. Internet banda larga. Banners da agência (3), de produtos (3).